Se você não conseguir editar a wiki após o login, você precisará solicitar direitos de edição usando este formulário. Você será notificado assim que tais direitos de edição lhe forem concedidos.

Alemanha, Paleografia alemã

Da wiki FamilySearch Wiki
Revisão em 13h34min de 20 de abril de 2020 por Tstubben (discussão | contribs) (Added Interwiki link)
(dif) ← Revisão anterior | Revisão atual (dif) | Revisão seguinte → (dif)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Alemanha Gotoarrow.png Página Inicial

Uma grande dificuldade ao se fazer pesquisas na Alemanha, depois de se localizar a cidade de origem de seu antepassado, é a compreensão dos registros, que muitas vezes estão escritos em letras góticas no estilo alemão. A Universidade Brigham Young oferece um site com diversas ferramentas de ajuda para se identificar as letras, palavras e expressões/termos mais comuns utilizados em registros alemães escritos com letras góticas. Para acessar o site clique aqui.

Além do site indicado, tem-se ainda como auxílio para interpretação de letras cursivas góticas a tabela a seguir (clique aqui)

O tipo de gótico correntemente utilizado na emigração que ocorreu durante o século XIX para o Brasil era o Sütterlin. Os links a seguir apresentam algumas ferramentas para a interpretação do Sütterlin.

- Máquina de escrever em Sütterlin: escreva uma palavra/frase e veja como ela seria escrita em Sütterlin. 

- Tabela de caracteres: Acesse uma lista bastante completa de imagens de letras maiúsculas e minúsculas escritas no Sütterlin.


 **Artigo produzido para a Wiki em Português do Family Search**