Se você não conseguir editar a wiki após o login, você precisará solicitar direitos de edição usando este formulário. Você será notificado assim que tais direitos de edição lhe forem concedidos.

Espanha, Busca de Registros

Fonte: FamilySearch Wiki
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Espanha Gotoarrow.png Busca de Registros

Para encontrar registros da igreja, civil ou outros registros do seu antepassado na Espanha usando o FamilySearch catalog, você precisará saber os vários níveis de jurisdições (divisões administrativas governamentais ou religiosas) na Espanha . Apenas três níveis de localidade são normalmente utilizados. O país da Espanha é dividido em províncias (provincias), municípios (municípios ou ayuntamientos), e cidades, vilas, etc.

Município[editar | editar código-fonte]

Sob o nível do município você vai encontrar registros civis. Nas grandes cidades, pode haver vários cartórios. Algumas pequenas cidades podem não ser o seu próprio município e, portanto, seus registros não serão mantidos na cidade. Você vai precisar para determinar o município correto, a fim de localizar os registros civis. Registros de Município será localizado no FamilySearch catálogo com o nome do município.

Igreja[editar | editar código-fonte]

Registros da Igreja estão relacionados no catálogo sob a cidade ou vila onde a paróquia está localizada. Uma paróquia é uma jurisdição eclesiástica onde um padre católico serve e mantém registros. A paróquia é normalmente nomeada por um santo e está localizada na maior cidade da jurisdição paroquial. Grandes cidades podem ter muitas paróquias, enquanto uma pequena cidade normalmente só tem uma.

Níveis de Local (Jurisdições)[editar | editar código-fonte]

Os lugares são geralmente escritos do menor para o maior em um registro de grupo familiar. Municípios geralmente não são relacionados:

Campdurá, Gerona, Espanha

Cidade / Cidadezinha, Estado, País

Campdurá pertence ao município de Celrá, e você precisa saber disso para encontrar os registros civis no Catálogo do FamilySearch, mas ao escrever as localidades em seu grupo familiar, o município não está relacionado.

Quando você quiser incluir a paróquia, que é especialmente importante nas grandes cidades, em seu campo localidade você escreveria isso da seguinte maneira:

Santa Eulalia, Campdurá, Gerona, Espanha

Paróquia, Cidade / Município, Estado, País

A paróquia/freguesia de Santa Eulália está localizada na cidade de Campdurá.

Para encontrar suas localidades, consulte as seguintes fontes:[editar | editar código-fonte]

  • Independentemente dos nomes antigos que um lugar possa ter tido em vários momentos, os lugares espanhóis estão relacionados no catálogo do FamilySearch como eles são relacionados em : Nomenclátor de las Ciudades, Villas, Lugares, Aldeias, demós y Entidades um población de España. Presidencia del Gobierno: Instituto Nacional de Estadística. FHL livro INTL 946 E5s 5 vols. FHL INTL Film 1573122 para vols 1-4 e 1183646, ítem 6 para vol. 5. Você também pode ver uma cópia digitalizada do livro online do Biblioteca Digital de Castilla y Leon.
  • Como alguns nomes de lugares e fronteiras mudaram ou não existem mais, você pode precisar usar um gazetista antigo que descreve lugares como eram conhecidos em épocas anteriores, como em: Diccionario Geográfico-Estadístico-Histórico de España y sus posesiones de ultramar. Por Pascual Madoz, Madrid: P. Madoz, 1845-1850. FHL INTL Livro 946 E5M 1845 16 vols. FHL INTL Film 897114-897122, ou FHL Fiche 6.001.750-6.001.765. Você também pode ver uma cópia digitalizada do livro online do Biblioteca Virtual Andalucia.
  • Outro banco de dados online de vilas e cidades podem ser encontradas em Todopueblos.com. Você pode procurar pelo nome da vila ou cidade, ou digitalizar através de listagens de vilas e cidades por província.
  • No site da Instituto Nacional de Estatística ou Instituto Nacional de Estadística na Espanha, você pode ver todos os municípios de cada província. Para usar este motor de busca para localizar um município na caixa ao lado das palavras 'Nombre del municipio' digite o nome de um município e, em seguida, clique em Buscar' para iniciar a pesquisa. Para ver uma lista de todos os municípios da província usar a caixa suspensa sob búsqueda por Provincias' para escolher a província de ou basta selecionar a província do mapa. Depois de escolher a província, uma página será aberta com uma lista de todos os municípios da província. Clique sobre o nome do município que pretende ver suas informações de contato. Por favor note que este site está em espanhol apenas.

Para encontrar a sua paróquia católica, consulte as seguintes fontes:[editar | editar código-fonte]

  • Você pode saber se a cidade de seu antepassado ​​ou município tinha uma paróquia/freguesia estabelecida checando um diretório da igreja católica. Isto irá listar os funcionários da arquidiocese e as dioceses com suas paróquias, para que você possa facilmente determinar todas as paróquias vizinhas. Pode incluir informações históricas sobre cada paróquia, e às vezes ele fornece endereços das paróquias, a sede da diocese, e os arquivos da diocese onde os registros adicionais podem estar mantidos. O gazetista mencionado acima por Madoz também fornece as paróquias.
  • Um bom diretório da igreja é: Guia de la Iglesia en España. Iglesia Catolica. Oficina Geral de Sociologia y Estadistica. Madrid: Secretariado del Episcopado Español de 1960. FHL INTL Livro 946 K24g 1960, FHL INTL Film 0924464.
  • Outro guia para os registros da igreja disponíveis pode ser encontrado no Guía de los Archivos de la Iglesia en España. Barcelona: Archivo Diocesano de Barcelona, ​​de 2001. Clique no título da guia para baixar uma cópia.
  • Também na internet: Conferencia Episcopal Española. Aqui você pode ver uma lista das dioceses da Espanha ou um [http: //www.conferenciaepiscopal. es / index.php / map mapa-eclesiastico.html mostrando as dioceses e sua localização dentro da Espanha].

Se o seu antepassado veio de uma grande cidade que teve várias paróquias, você precisa saber que parte da cidade que ele ou ela viveu para determinar que paróquia ele ou ela pertencia. No entanto, em uma grande cidade como Madrid ou Barcelona, ​​você pode achar que mesmo se você sabe a paróquia mais próxima, às vezes, a família foi para a catedral ou a paróquia de um parente na mesma cidade, para o batismo de uma criança. Se você não encontrar a família completa na paróquia de casa, procurar as paróquias/freguesias circundantes da cidade.

Se a sua família vivia em uma aldeia muito pequena que não tinha uma paróquia/freguesia estabelecida, você terá que verificar um mapa, o diretório de igreja, ou um gazetista para determinar qual cidade vizinha tinha uma paróquia.

Registros do FamilySearch[editar | editar código-fonte]

Depois de ter identificado o nome e jurisdição da cidade de seus antepassados ​​você vai querer verificar o FamilySearch Catalog e FamilySearch Record Collections para registros sobre seus antepassados. Para obter mais informações sobre como pesquisar o catálogo do FamilySearch você vai querer ler Usando o Catálogo FamilySearch.

Para pesquisar o catálogo, bem como os registros e as imagens disponíveis indexados online do FamilySearch, você terá de visitar FamilySearch.org. Para encontrar as coleções de registros para a Espanha, role a página e clique na Europa Continental e, em seguida, na página seguinte o nome do país Espanha .