Se você não conseguir editar a wiki após o login, você precisará solicitar direitos de edição usando este formulário. Você será notificado assim que tais direitos de edição lhe forem concedidos.

Aveiro

Fonte: FamilySearch Wiki
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Portugal Gotoarrow.png Aveiro

Aveiro.jpg

Inicio[editar | editar código-fonte]

A primeira referência a Aveiro surge em documento datado de 26 de Janeiro de 959, no qual a Condessa Mumadona Dias, doa, ao Mosteiro de Guimarães, «Sui terras in Alavario et Salinas».

No século XVIII, Aveiro é elevada a cidade por D. José.

No século seguinte destaca-se a ativa participação de aveirenses nas lutas liberais, bem como o papel de José Estevão no desenvolvimento local, nomeadamente na fixação da localização definitiva da entrada da barra e na passagem, por esta cidade, da linha de caminho de ferro Lisboa-Porto. Foram obras de capital importância para o dinamismo da cidade, permitindo-lhe ocupar, hoje, um lugar de topo no contexto econômico e social.

O Território[editar | editar código-fonte]

Aveiro é Capital de distrito de uma Região econômica e socialmente desenvolvida. Com uma excepcional localização na faixa litoral voltada para o Atlântico, enriquecida com praias de areia branca, águas azuis e um ziguezaguear de canais.

Aveiro estende-se até uma zona interior onde predominam a constância dos ventos, os cursos de águas e as montanhas, estas com algumas quedas de água, constituindo-se assim como um dos lugares exóticos de Portugal.

Os registros de Aveiro são gravadas em Português, que é a língua falada no País. 


Registros Paroquiais e Passaportes
[editar | editar código-fonte]

Muitos dos registros paroquiais de Aveiro foram digitalizados e colocados on-line pelo Arquivo Distrital de Aveiro.Para visualizar imagens clique no link  "Registros Paroquiais de Pesquisa". Esses registros foram registrados pela Igreja Católica até 1911, quando foi estabelecido Registro Civil. Tipos de registros incluem nascimentos / batismos, casamentos e óbitos. Eles são organizados por Diocese, conselho e freguesia. Antes de iniciar sua pesquisa, seria muito útil saber de que paróquia ou freguesia seu antepassado era.

Passaportes foram emitidos pelo governo civil. Para visualizar os registros de passaporte clique em "Pesquisa de Passaportes".


Ligações Externas[editar | editar código-fonte]


Arquivos da Universidade de Coimbra (Universidade & District Arquivos informação em Português)
Arquivo Distrital de Braga (Continente, em Português)
Recursos da BYU de pesquisa para Aveiro
Cabo Verde História e genealogia
Diário de Notícias (jornal)
Doug da Rocha Holmes
Registros ETombo on-line
Mailing List havaiano Português
Havaiana Português Recursos
Grupo de História das Populações História das Populações site do Grupo que contém algumas genealogias de alguns lugares em Portugal Continental.
J. A. Freitas Biblioteca
Cemitérios judaicos - Brasil e América do Sul
Cemitérios judeus - Europa
Cemitérios judeus - Cabo Verde
Lusaweb.com A Comunidade Ancestrais Português
Biblioteca Nacional (Portugal Continental)
Sociedade histórico e cultural português (AB)


Este artigo é um esboço. Você pode ajudar expandindo-o.