Se você não conseguir editar a wiki após o login, você precisará solicitar direitos de edição usando este formulário. Você será notificado assim que tais direitos de edição lhe forem concedidos.

Ajuda:Como Executar ou Gerenciar um Projeto Wiki

Da wiki FamilySearch Wiki
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Icone projeto.png

Um Projeto Wiki é um empreendimento comunitário em que os colaboradores trabalham em conjunto para criar uma coleção de páginas dedicadas a um tema ou família de temas dentro da Wiki do FamilySearch. Os Projetos Wiki consistem em páginas de projeto que possibilitam o gerenciamento do trabalho e das páginas de conteúdo com orientação genealógica. Todos os Projetos Wiki conhecidos estão relacionados em Projetos Procurando Colaboradores. Esta página é uma coleção de melhores práticas sobre como lançar um projeto wiki e organizar uma equipe de colaboradores para escrever páginas de conteúdo.

Defina o projeto e depois recrute[editar | editar código-fonte]

Um projeto wiki é definido em uma página de projeto a qual documenta o escopo de um projeto, as designações e o progresso. Muitas wikis contém intermináveis discussões sobre o que fazer primeiro -- recrutar uma equipe ou criar a página do projeto. Criar primeiro uma página do projeto ajuda a definir o escopo do projeto e as possíveis designações. Saber o que você quer que os voluntários façam é muito útil na hora de recrutá-los porque ajuda a busca de habilidades específicas. Também ajuda voluntários em perspectiva a se comprometerem com confiança, sabendo que as tarefas que estarão esperando por eles terão afinidade com suas habilidades.

Componentes de uma página de projeto[editar | editar código-fonte]

Alguns possíveis componentes de uma página de projeto são:

  • Um título apropriado (consulte Criando a Página de Projeto abaixo).
  • Boas vindas para novos membros da equipe.
  • Nomes de usuários de cada membro da equipe. Esses nomes devem ser links para páginas de usuário ou páginas de discussão de usuário.
  • Escopo do projeto.
  • Os principais componentes do projeto.
  • Desafios de orientação que ajudarão novos usuários a aprender as regras da wiki e como usar as ferramentas de autoria.
  • Tarefas que precisam ser feitas. (Inclua uma maneira para que os usuários verifiquem as tarefas que eles completaram.)
  • Links para todas as ferramentas de comunicação que a equipe irá usar (como Skype, Foruns do FamilySearch, Webex, ou Adobe Connect.)
Criar a página do projeto[editar | editar código-fonte]

Se você gostaria de criar um novo projeto, siga as convenções de nomenclatura para Projetos Wiki para ajudar a tornar seu projeto fácil de ser encontrado:

  1. O nome do projeto deve começar com as palavras Wiki do FamilySearch seguido por dois pontos.
  2. Após os dois pontos, digite a palavra Projeto Wiki.
  3. Digite o nome do projeto. Exemplo: Wiki do FamilySearch: Projeto Wiki Japão
  4. Não se esqueça de adicionar o novo projeto para a relação abaixo, sob o título de nível e assunto em que está relacionado com o novo projeto.

Lista de projetos da Wiki FamilySearch

Pessoas impulsionam projetos[editar | editar código-fonte]

Projetos bem-sucedidos não são lançados apenas criando uma página do projeto. Um projeto não é um projeto sem um grupo de colaboradores. Se você quer um projeto de sucesso, recrute um grupo de pessoas dedicadas que se comprometam a adição de conteúdo em uma base regular.

Papel de Cada Um[editar | editar código-fonte]

Os voluntários do projeto podem desempenhar uma variedade de papéis. (Nota: estas não são funções do sistema que necessitam de permissões de sistema específicos, que são papéis socialmente definidos dentro de um projeto).  Aqui estão alguns dos possíveis papéis ou habilidades que os líderes de projeto podem querer buscar durante o recrutamento:


Voluntário: um membro de nível iniciante, essa pessoa pode lidar com tarefas simples, como "copiar e colar" tarefas e adicionar links.


Googler: um membro da equipe que pode fazer tudo o que um voluntário faz além de usar ferramentas de busca para encontrar sites relevantes e adicionar links para esses sites.


Pesquisador: Um membro da equipe que pode fazer tudo que Googlers podem fazer além de ser designado para realizar pesquisas sobre um assunto, fazer uma lista de referências localizadas, e recomendar o que deve ser escrito.


Editor/Especialista de Redação: Um membro da equipe que pode fazer tudo o que um pesquisador faz, além de sintetizar o que foi encontrado por outros membros da equipe em uma página wiki sucinta ou seção de uma página. Essas pessoas deve ser boas em gramática, fazer pontes entre idéias, acrescentar títulos intuitivos, etc.


Especialista de Conteúdo: Um membro da equipe que pode fazer tudo que pesquisadores fazem, além de analisar e recomendar conteúdo adicional.


Líder de Equipe: Alternadamente chamado treinador, coordenador, ou moderador, esta pessoa tem conhecimento sobre o assunto em questão. O líder da equipe geralmente tem um legado de conhecimento que deseja deixar para a comunidade, e poderia usar alguma ajuda cumprindo outras funções do projeto.

Seja um amigo - comunique-se frequentemente[editar | editar código-fonte]

Uma ótima maneira de fazer companheiros de equipe se sentirem apreciados é procurá-los no sistema e continuamente perguntar se eles têm alguma dúvida. Nem sequer importa se você sabe as respostas, você pode apenas ajudá-los a obter respostas pelo encaminhamento das questões às pessoas certas. Existem muitas ferramentas que você pode usar para se comunicar com outros colaboradores:

  • O Yammer é a comunidade oficial do FamilySearch onde os coloboradores e demais participantes se ajudam e coordenam projetos da Wiki. Para ingressar no Yammer envie um email para comunidades@familysearch.org e você receberá o convite e instruções breves iniciais.
  • A página de discussão ligada a uma página do projeto é um lugar conveniente para discutir idéias para o projeto.
  • Vários fóruns de suporte wiki
  • Skype é uma ferramenta utilizada para chat e VOIP (Internet telefone)
  • Os métodos tradicionais, tais como telefone ou e-mail.
Encontrar os seus companheiros de equipe[editar | editar código-fonte]

Uma maneira de encontrar seus companheiros de equipe é adicionar links para cada uma de suas páginas de discussão para a página do projeto. (Para um exemplo, consulte a seção de Colaboradores do Projeto dos índios da América do Norte.) Quando você deixar mensagens em sua página de discussão, o sistema irá enviar um e-mail para notificá-los.
Para saber quem está colaborando para a wiki, em determinado momento, você pode:

  • Clicar em páginas especiais na barra de navegação.
  • Clicar em Mudanças Recentes para ver quem está fazendo as últimas alterações na wiki. Ou se a maioria de seus colaboradores do projeto são novos na wiki, você pode ir para Colaborações do usuário, digite uma data e clique em Mostrar colaborações de novas contas somente.

Orientar novos colaboradores através da emissão de desafios de orientação[editar | editar código-fonte]

Para orientar os novos colaboradores a respeito de como usar a tecnologia wiki e como trabalhar em equipe, emita-lhes desafios periodicamente. Para obter uma lista de desafios de orientação utilizados em um projeto, consulte a página Projeto Wiki Cidades do Brasil.

Tenha escritores informando periodicamente o percentual feito[editar | editar código-fonte]

Os líderes do projeto acham que é útil para os membros da equipe informar periodicamente o seu progresso. (Por exemplo, veja o Projeto Wiki Cidades do Brasil). Isso permite que os membros da equipe vejam como o projeto está progredindo em geral. Isso gera um sentimento de conquista do grupo, e pode motivar os membros da equipe a colaborar mais para "se mostrar" para os seus companheiros de equipe.

Maturidade: mal passado não igual a bem passado[editar | editar código-fonte]

Com relação a um artigo, a idéia de "maturidade" de cada escritor é diferente. Como um bife, um artigo wiki pode parecer totalmente cozido para um autor e extremamente mal cozido para outro. Alguns vão usar títulos, alguns vão vincular a muitos sites úteis, alguns vão pesquisar exaustivamente, alguns vão vincular a OCLC / Worldcat ao invés de apenas citar as relações do Catálogo da Biblioteca de História da Família, alguns vão adicionar citações de fontes, alguns vão vincular para artigos relacionados, alguns vão postar perguntas em fóruns relacionados e listas de e-mail para obter informações de outros especialistas. Alguns vão fazer essas coisas, e alguns não.
Então, qual é a solução? Existe uma maneira de conseguir que os escritores adicionem o valor citado em cada artigo? Existe uma maneira de registrar com mais precisão a percentagem de cozimento para cada artigo? Deve uma equipe de limpeza ser mantida em reserva para ir através de artigos que foram cozidos mal passados e deixá-los bem passados?
Uma possível solução é trabalhar com vários escritores e ver se eles podem formar uma equipe de tipos para adicionar conteúdo. Encontre um escritor que, por exemplo, sabe como adicionar OCLC / Worldcat info, outro para adicionar chamadas FHL, e talvez uma terceira para adicionar ISBN uma vez que o problema técnico com aqueles for resolvido, e assim por diante. Deixe-os fazer o seu trabalho sem nenhuma ordem especial, já que não há necessidade real de um "ir primeiro" quando editar uma página. Ainda outras equipes podem ser configuradas para adicionar conteúdo específico para páginas como referências sobre registros da região, dados do censo, inventário, etc, assim há um especialista de adição de conteúdo para páginas que conhece bem o território.
Isto não quer dizer que os outros também não possam editar o mesmo conteúdo. Os especialistas vão perder a informação mais óbvia regularmente. Tudo isso é a semente da wiki com conteúdo, e colocar "carne no esqueleto" por assim dizer. Então todo mundo que tem algo irá adicionar os seus, e é assim que isto vai continuar a crescer. James Anderson

Medindo correlação entre # (número) de edições e % (percentagem) de feito[editar | editar código-fonte]

Pode haver uma correlação entre o número de edições de uma página e quão próximo está de ser "concluído". Vale rever com base em sua contagem inicial de palavra antes do início da revisão vs. o seu número de edições ou contagem de caracteres de edições a medida que avança. Ritcheymt

Fazer atribuições mais claras do que "Rever página X utilizando o Modelo Y"[editar | editar código-fonte]

As realizações de tarefas são mais eficazes quando aos colaboradores são dadas tarefas menores e mais detalhadas do que "rever o artigo X usando os cabeçalhos na página Y", como por exemplo, informando o passo-a-passo para a tarefa ou indicando o link para uma página com tais instruções detalhadas e as vezes até mesmo com treinamentos e breves tutoriais.

Preste atenção para "editar perseguindo"[editar | editar código-fonte]

Cada colaborador tem pontos fortes e fracos. Alguns participantes concentram todos os seus esforços em observar as colaborações dos outros e agregar valor aos seus artigos. Se o usuário A escreve vários artigos e Usuário B pega sistematicamente e edita vários deles, o que pode deixar o usuário A com sensação como se estivesse sendo perseguido. isto produz algum ressentimento e deixa na defensiva, mesmo que o usuário B esteja adicionando coisas boas para os artigos do usuário A. Se você perceber sinais de que isso está acontecendo, é uma boa idéia redirecionar o usuário B para a criação de um corpo de conteúdo novo, revigorado ao invés de seguir e corrigir as colaborações do usuário A. Há um bocado de área virgem a ser plantada nesta wiki, um monte de deserto que nunca foi desenvolvido, um monte de lugares, temas e registros sobre os quais nunca foram escritos. É mais fácil manter todo mundo feliz, se os participantes não se sentem como se alguém os estivesse observando e policiando todas as suas colaborações. A fim de manter todos os colaboradores felizes, às vezes é necessário dizer a um colaborador "Ei, por que você não escreve um [Novo Conteúdo X], em vez de apropriar-se do [Conteúdo Y de alguém].

Ajuda adotar um processo formal de gestão[editar | editar código-fonte]

Os gerentes de projeto no mundo profissional utilizam processos de gestão formais para ajudar as equipes progredirem de forma eficiente em projetos. Um processo de gestão popular, chamado Scrum, tem sido muito útil para os funcionários do Departamento de História da Família SUD. Scrum em menos de 10 minutos é uma breve introdução ao Scrum por Hamid Shojaee. Scrum é o artigo da Wikipedia sobre Scrum.

Exija consenso e não apenas a maioria, nas mudanças de estilo de muitas páginas[editar | editar código-fonte]

Se você estiver executando um projeto que requer um estilo ou esquema semelhante ao longo de muitas páginas, chegará ao estilo inicial do primeiro projeto através do voto da maioria. Mas depois que o primeiro esboço destas páginas é criado, requer um consenso de cerca de 70% para todas as propostas de alteração posteriores. Se a adoção de uma proposta de mudança requer apenas uma mudança na opinião da maioria, e o tema em questão é um tema quente, a opinião da maioria vai mudar e voltar várias vezes quando novos colaboradores são adicionados ao projeto. Isto obriga a comunidade a reescrever ou reestruturar grandes grupos de páginas repetidamente quando opinião da maioria muda para trás e para frente. Em vez disso, depois de os esboços originais são escritos, exija um consenso de 70% antes que uma alteração do estilo de varredura seja feita. Isto reprime o desperdício do trabalho feito novamente, enquanto ainda permite que as mudanças mais importantes aconteçam.

Reuniões virtuais[editar | editar código-fonte]

A equipe wiki está normalmente espalhada por uma vasta área geográfica, fazer reuniões face-a-face impossível. Mas muitas equipes de projeto acham que reuniões periódicas ajudam-os a fazer mais progressos em um projeto.

Software (Programa)[editar | editar código-fonte]

Várias ferramentas gratuitas baseadas na Web ou de baixo custo permitem que os grupos realizem reuniões virtuais usando seus computadores, conexões de internet e linhas telefônicas.

  • Google Hangouts permite que até 10 usuários se reunam ao vivo em uma sala virtual de forma totalmente livre e gratuita. Permite compartilhamento de tela e se comunicar por chat, voz e câmera.
  • Yugma permite que até 20 usuários se reunam praticamente de graça. Se você já tentou Oneeko, compartilhe suas opiniões sobre o seu desempenho na página de discussão deste artigo.
  • Mikogo é uma ferramenta Remote Desktop gratuita para sua reunião on-line, Web Conferência e necessidades de suporte remoto. Compartilha sua tela com 10 pessoas ao vivo pela web.
Gravação das Reuniões[editar | editar código-fonte]

Se você puder, grave ou pelo menos mantenha ata das reuniões. Gravar torna isto mais fácil de:

  • Lembrar as instruções dadas pelos líderes da equipe.
  • Lembrar de dicas técnicas ou orientações dadas por veteranos da wiki.
  • Rever compromissos feitos pelos membros da equipe.
  • Analisar e solucionar problemas de dependências e bugs.
  • Documentar e solucionar erros mencionados.