Se você não conseguir editar a wiki após o login, você precisará solicitar direitos de edição usando este formulário. Você será notificado assim que tais direitos de edição lhe forem concedidos.

Agudos do Sul, Paraná - Genealogia

Fonte: FamilySearch Wiki
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Brasil Gotoarrow.png Paraná Gotoarrow.png Agudos do Sul

(Inclua nesta página dados deste município. As informações em itálico são apenas orientações e deverão ser suprimidas assim que os conteúdos forem incluídos.)


Paraná Municip Agudos do Sul.svg.png

Localização: Mesorregião Metropolitana de Curitiba
                   Microrregião Rio Negro
Área:  192,228 km²
Distância da Capital: 67Km

Datas[editar | editar código-fonte]

(Inclua datas históricas relacionadas ao município, como data de fundação, emancipação política, etc.)

Agudos do Sul é um município brasileiro do estado do Paraná, que surgiu incentivada pela presença dos extensos ervais dos grandes proprietários de terras, que promoviam a vinda de famílias de outras regiões, aumentando a população do povoado.

Em 20 de março de 1903, passou à categoria de vila com o nome de Agudos, em decorrência da presença de um Cerro no local. Em 1943 mudou seu nome para Carijós, pois era confundida com a cidade paulista de Agudos. Mas em 15 de outubro de 1944, devido a não aceitação popular do novo nome voltou a denominar-se Agudos do Sul, sendo criado como Município a 25 de julho de 1960, através da Lei n.º 4.245 e instalado oficialmente em 18 de Novembro de 1961.

A denominação é referência geográfica, decorrendo da existência, no município, de um cerro agudo, elevação irregular, cuja altitude se aproxima dos cinquenta metros e apresenta vertentes acidentadas.

  • Fundação: 18 de Novembro de 1961

Antigas Denominações
[editar | editar código-fonte]

(Inclua antigos nomes que o município tenha tido.)

Municípios Circunvizinhos
[editar | editar código-fonte]

Localidades
[editar | editar código-fonte]

(Inclua sublocalidades do município que sejam significativas, tais como povoados, fazendas, estâncias, etc.)

História
[editar | editar código-fonte]

Os primórdios da ocupação de Agudos do Sul datam do século XIX, quando o lugar era conhecido simplesmente por Agudo, e seu território pertencia à Comarca do município de São José dos Pinhais.

A história registra o nome do tenente-coronel da Guarda Nacional do Brasil, José Machado Fagundes, como o principal colonizador da região.

Foi de José Machado Fagundes a iniciativa de trazer ao lugar inúmeras famílias, que buscavam segurança de moradia e de trabalho. Estas pessoas encontraram o que queriam nos extensos ervais nativos, que proliferavam naqueles borbotões daquele quadrilátero, assim como nos armazéns dos serviços.

Em princípios desse século, a 28 de junho de 1902, o decreto estadual nº 239, criava o Distrito Policial da localidade, no Termo de São José dos Pinhais. Era o início do povoamento ordenado. No ano seguinte passou a condição de vila, com a denominação de Agudos.

Em 1943 a povoação teve sua denominação alterada para Carijós, sendo que neste período foi elevado à Distrito Administrativo de São José dos Pinhais.

Em 11 de outubro de 1947 a lei estadual nº 2 alterou a denominação de Carijós para Agudos do Sul, voltando à antiga grafia, desta feita acrescentada de "do Sul", por existir cidade homônima no Estado de São Paulo.

Pela lei estadual nº 790, de 14 de novembro de 1951, foi criado o distrito administrativo de Agudos do Sul, com território pertencente ao município de Tijucas do Sul, que foi criado nessa ocasião.

Em 25 de julho de 1960, através da lei estadual nº 4.245, sancionada pelo governador Moysés Willi Lupion de Tróia, foi criado o município de Agudos do Sul, com território desmembrado do município de Tijucas do Sul. A instalação ocorreu em 18 de novembro de 1961, nesta ocasião foram empossadas as autoridades municipais eleitas.

Famílias Tradicionais
[editar | editar código-fonte]

(Relacione as famílias mais antigas e tradicionais do município, por ordem alfabética de sobrenome e separado por vírgulas.)

Instituições
[editar | editar código-fonte]

Cartórios de Registro Civil, Notas e similares
[editar | editar código-fonte]

  • Ofício de Registro Civil das pessoas naturais e Tabelionato de Notas
    Endereço: Rua Alcides de Lima Maoski, 140 – Sala 03
    Bairro: Centro - Cidade: Agudos do Sul - CEP: 83850-000
    Telefone: (0xx41) 3624-1331
    Email: cartoriomoletta@ig.com.br

Cemitérios
[editar | editar código-fonte]

(Inclua o(s) nome(s) do(s) cemitério(s) do município, tanto públicos quanto particulares, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver)

Centros de História da Família
[editar | editar código-fonte]

(Inclua o(s) nome(s) do(s) Centro(s) de História da Família existente(s) no município. Utilize a opção Inserir Hiperlink para ligá-lo à página do Centro na Wiki.)

Locais de Registros Religiosos
[editar | editar código-fonte]

(Inclua as igrejas e outras instituições ligadas a estas, como dioceses, arquidioceses e escritórios, existentes no municípios, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver.)

Outros Locais e Instituições
[editar | editar código-fonte]

Biblioteca Espaço do Saber Pref. Chico Freitas
Avenida Getúlio Vargas, s/n – Centro
83850-000 - Agudos do Sul – PR
Telefax: (41)3624-1334
E-mail: agudoseducacao@ig.com.br


(Inclua Associações, Arquivos Públicos, Bibliotecas, Institutos Históricos, Museus, Prefeituras e qualquer outra instituição que possa conter acervo de interesse para a História da Família ou que possa servir de meio para contato no município; inclua endereços, telefones para contato, e-mails e links para páginas virtuais, se houver. Relacione-os em ordem alfabética.)

Outros Recursos de Pesquisa
[editar | editar código-fonte]

(Inclua outros recursos que possam ser utilizados para pesquisa específica no município, como comunidades online, páginas pessoais, etc.)

Bibliografias
[editar | editar código-fonte]

(Inclua livros já publicados relacionados à localidade.)

Referências
[editar | editar código-fonte]

  1. https://pt.wikipedia.org/wiki/Agudos do Sul
  2. http://cod.ibge.gov.br/232VI
  3. http://www.bpp.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=4
  4. http://cartorionobrasil.com.br/cartorio-no-parana/cartorio-em-agudos-do-sul-parana-civil-das-pessoas-e-notas/
  5. <História de Agudos do Sul>. CONTABILIDADE ADERBAL PIRES. Consultado em 29 de junho de 2010.
  6. [htpp://revistacientifica.famec.com.br/index.php/conhecimentointerativo/article/viewfile/18/22 ASPECTOS DA FORMAÇÃO DA COMARCA DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS]
  7. [htpp://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/dtbs/parana/agudosdosul.pdf <História de Agudos do Sul]. Consultado em 29 de junho de 2010