Se você não conseguir editar a wiki após o login, você precisará solicitar direitos de edição usando este formulário. Você será notificado assim que tais direitos de edição lhe forem concedidos.

Aguaí, São Paulo - Genealogia

Fonte: FamilySearch Wiki
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Brasil Gotoarrow.png São Paulo Gotoarrow.png Aguaí

Aguaí.JPG

(Inclua nesta página dados deste município. As informações em itálico são apenas orientações e deverão ser suprimidas assim que os conteúdos forem incluídos.)

280px-SaoPaulo Municip Aguai.svg.png




















Datas
[editar | editar código-fonte]

  • 1898 - Distrito criado com a denominação de Cascavel, no Município de São João da Boa Vista.
  • 1944 - Elevado à categoria de município com a denominação de Aguaí, desmembrados de São João da Boa Vista e Mogi-Guaçu.

Antigas Denominações
[editar | editar código-fonte]

Patrimônio de Cascavel, Cascavel.

Municípios Circunvizinhos
[editar | editar código-fonte]

Localidades
[editar | editar código-fonte]

(Inclua sublocalidades do município que sejam significativas, tais como povoados, fazendas, estâncias, etc.)

História
[editar | editar código-fonte]

Nos primórdios do Século XVIII, as famílias Alves e Tangerino apossaram-se de terras nesta região em que serpeia o Riacho Itupeva e de onde se avistam, ao longe, as Serras de Caldas. Depois, estes campos passaram a ser propriedade de Bento Dias Moreira, que por sua vez, os transferiu a João Moreira da Silva e Silvestre Antonio da Rosa. No início do Século XIX, João Moreira da Silva vendeu parte de suas terras a João Rodrigues da Fonseca, as mesmas que, depois, foram adquiridas pelo Capitão Joaquim Gonçalves Vallim. Daí, graças à liberação de várias glebas doadas pelos herdeiros do Capitão Vallim, deu-se a formação da área para início do pequeno povoado, ou seja o Patrimônio de Cascavel, às margens da Companhia Mogiana de Estrada de Ferro, na Estação de Cascavel, cujo nome é originário de antigo potreiro existente nas suas imediações, o qual, segundo lenda, teria abrigado enorme cobra dessa espécie.
Esta Estação foi inaugurada a 1º de janeiro de 1.887, constituindo-se no ponto de partida do Ramal de Poços de Caldas, ensejando interesse de pessoas fixarem residência e casas de comércio, pois eram vantajosas as perspectivas de desenvolvimento para a localidade.
Nesse mesmo ano, aqui chegou a família Braga, constituída pelo Major João Joaquim Braga, sua mulher dona Placidina Gonçalves Braga e filhos; ficaram residindo bem próximo à Estação, em casa própria. Major Braga, natural de Braga, Portugal, era dinâmico, empreendedor, comerciante, idealista de espírito público, e desde logo pôs-se em ação para conseguir a formação do Patrimônio do Senhor Bom Jesus de Cascavel, obtendo já no ano de 1.889 a criação da Agencia de Correios, a nomeação do Sub-Delegado de Polícia e as primeiras doações de terrenos.
Em 4 de agosto de 1.898, Major Braga via concretizar-se sua aspiração com a elevação do pequeno povoado à categoria de Distrito de Paz, subordinado à Comarca de São João da Boa Vista, já incorporado de diversas benfeitorias que indicavam um vila: ruas traçadas, diversas moradias, algumas casas de comercio, dois hotéis, a praça arborizada, a capela, o cemitério...
O Major João Joaquim Braga é considerado o fundador de Cascavel, que mais tarde, em 30 de novembro de 1.944, conquistava sua condição de Município, com o nome de Aguaí.
Em 1.944, a comissão que coligiu dados e desenvolveu trabalhos para atingir a meta de emancipação política e administrativa de Aguaí, destacando-se entre seus ilustres e esforçados cidadãos os nomes de Dr. Leonardo Guaranha, Waldomiro Osório Valim, Durval Mamede, Claudionor Fernandes de Lima, Padre Geraldo Lourenço, Benedito Mamede Júnior, Domingos Martucci e Rubens Leme Asprino, já podia relacionar a existência dos vários melhoramentos.
Aguaí passou a crescer em vários sentidos, a progredir em todos os setores produtivos, enfim, a se tornar um lugar digno de seu povo pacato, ordeiro, alegre.

Famílias Tradicionais
[editar | editar código-fonte]

(Relacione as famílias mais antigas e tradicionais do município, por ordem alfabética de sobrenome e separado por vírgulas.)

ERROI, Vincenzo

museudaimigracao.org.br/acervodigital/upload/cartas/MI_CC_A0000303X.pdf

Instituições
[editar | editar código-fonte]

Cartórios de Registro Civil, Notas e similares
[editar | editar código-fonte]

  • Oficial de Registro de Imóveis, Títulos e Documentos, Civil de Pessoa Jurídica e Civil da Pessoas Naturais e de Interdições e Tutelas da Sede da Comarca de Aguaí - Aguaí

Telefone: (19) 36526096
Endereço: Praça Getulio Vargas, 270 - Aguaí - SP - CEP 13860000
E-mail: registroaguai@hotmail.com
Horário de Funcionamento: De 2ª a 6ª feira, das 9h às 16h.
Área de abrangência: Município de Aguaí

  • Tabelião de Notas e de Protesto de Letras e Títulos da Comarca de Aguaí - Aguaí

Telefone: (19) 36524593
Endereço: Rua Capitão Silva Borges, 332 - Aguaí - SP - CEP 13860000
E-mail: notasaguai@hotmail.com
Horário de Funcionamento: De 2ª a 6ª feira, das 10h às 17h.
Área de abrangência: Município de Aguaí

Cemitérios
[editar | editar código-fonte]

(Inclua o(s) nome(s) do(s) cemitério(s) do município, tanto públicos quanto particulares, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver)

Centros de História da Família
[editar | editar código-fonte]

(Inclua o(s) nome(s) do(s) Centro(s) de História da Família existente(s) no município. Utilize a opção Inserir Hiperlink para ligá-lo à página do Centro na Wiki.)

Locais de Registros Religiosos
[editar | editar código-fonte]

(Inclua as igrejas e outras instituições ligadas a estas, como dioceses, arquidioceses e escritórios, existentes no municípios, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver.)

Outros Locais e Instituições
[editar | editar código-fonte]

  • Biblioteca Pública Municipal Professor Luís Carlos Simon
    Praça Governador Carvalho Pinto, 671 - Centro
    Telefone:(19) 3652-4211
    E-mail:ademarvital@hotmail.com
  • Prefeitura Municipal de Aguaí
    Av. Olinda Silveira Cruz Braga, 215 - Parque Interlagos - Aguaí - SP | Contato: (19) 3653-7100
    E-mail: assessoria@aguai.sp.gov.br
    Site:http://www.aguai.sp.gov.br/home/index.php

(Inclua Associações, Arquivos Públicos, Bibliotecas, Institutos Históricos, Museus, Prefeituras e qualquer outra instituição que possa conter acervo de interesse para a História da Família ou que possa servir de meio para contato no município; inclua endereços, telefones para contato, e-mails e links para páginas virtuais, se houver. Relacione-os em ordem alfabética.)

Outros Recursos de Pesquisa
[editar | editar código-fonte]

(Inclua outros recursos que possam ser utilizados para pesquisa específica no município, como comunidades online, páginas pessoais, etc.)

Bibliografias
[editar | editar código-fonte]

(Inclua livros já publicados relacionados à localidade.)

Referências
[editar | editar código-fonte]

  1. https://pt.wikipedia.org/wiki/Aguaí
  2. http://cod.ibge.gov.br/9UMA
  3. http://www.aguai.sp.gov.br/home/acidade.php
  4. http://www.cartoriosp.com.br/
  5. http://snbp.culturadigital.br/informacao/dados-das-bibliotecas-publicas/